Resíduos de serviços de saúde e a educação permanente

uma revisão integrativa

Autores

  • Cíntia Cristine da Silva Graduada em Enfermagem (UBM). Aluna do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0544-727X
  • Lucrécia Helena Loureiro Docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6905-1194

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.132.2022

Palavras-chave:

Educação Permanente, Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde, Hospital

Resumo

Este artigo trata de uma abordagem teórica sobre a temática do Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSS). Objetivou-se discutir as publicações nacionais acerca da Educação Permanente como ferramenta no gerenciamento dos RSS. O método utilizado foi a revisão integrativa, tendo como base a seguinte questão norteadora: Qual a contribuição da Educação Permanente no manejo correto dos RSS? Para tanto, foi realizada uma busca ativa nas bases de dados de saúde Scielo, BVS e Lilacs, entre os meses de janeiro e março de 2020, utilizando os descritores Resíduos dos Serviços de Saúde e Educação Permanente, no idioma português, mediados pelo operador boleano “AND” para ampliar a busca de estudos. Os resultados apontaram que a Educação Permanente é uma ferramenta capaz de contribuir para o conhecimento no gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde. Assim sendo, a implantação da Educação Permanente no gerenciamento do RSS na reorganização do trabalho é de suma importância, já que esse conhecimento é um valor necessário para o agir cotidiano.

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Cíntia Cristine da Silva, & Lucrécia Helena Loureiro. (2022). Resíduos de serviços de saúde e a educação permanente: uma revisão integrativa. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–19. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.132.2022

Edição

Seção

Ciências da Saúde (exceto Medicina)

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