Jornalismo Ciborgue
o uso da inteligência artificial na criação de imagens pelo jornalismo contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1847.2024Palavras-chave:
inteligência artificial, jornalismo, criação de imagens, ética jornalística, manipulação de imagensResumo
Com a popularização recente de novas técnicas de inteligência artificial disponibilizadas por Big Techs como Amazon, Microsoft, entre outras, não faltam casos de empresas atuais que utilizam a IA para diversos fins, sendo uma delas a produção de imagens produzidas após um pedido via prompt. Cada vez mais, a popularização das ferramentas de inteligência artificial vai aumentando, o que pode ser um fator preocupante para a comunicação e especificamente o jornalismo, cuja busca pela verdade dos fatos é algo inerente à profissão. Neste artigo, foram estudados três casos recentes do uso de IA para criação de imagens e que tiveram repercussão na imprensa. São eles: (1) a foto manipulada de um militar preso, publicada em artigo no portal UOL; em segundo (2) a imagem adulterada da princesa britânica Kate Middleton, que buscou sem sucesso contornar uma crise na monarquia, mas só a agravou; e por fim (3), num cenário de guerra, fotos criadas digitalmente aumentam a desinformação em meio aos escombros da guerra entre Palestina e Israel. Os resultados preliminares demonstram como a utilização da inteligência artificial vem aumentando exponencialmente no meio jornalístico, quebrando barreiras tradicionais da área e gerando cada vez mais questionamentos sobre o uso correto em meio a verdade. Os casos mencionados e analisados até o momento comprovam como esse grande envolvimento dessa tecnologia influencia na opinião pública e pode gerar acaloradas discussões sobre a ética do uso da inteligência artificial em um meio com o jornalismo, que tem como uma das principais bandeiras trabalhar pela veracidade dos fatos. Diante disso, o jornalismo enfrenta o desafio de aprimorar seus métodos de verificação e desenvolver práticas claras para lidar com as novas tecnologias, sem ficar refém das novidades da Big Techs, enquanto a necessidade de regulamentações do uso indiscriminado da tecnologia se torna cada vez mais necessária.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Claudia; BONI, Paulo. A ética no fotojornalismo na era digital. Londrina, v2, n.2, p.11-42, 2006.
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet. 2. ed. Oxford: Polity Press, 2002.
FAUSTINO, Marco. Imagem de crianças palestinas em frente a escombros foi criada por IA . In: Aos Fatos, 2024.
HSU, Tiffany. Caso Kate Middleton: O que está por trás das teorias de conspiração sobre o suposto sumiço da princesa de Gales? In: O Globo, 2023. New York: The New York Times, 2023.
LUCAS, John. Imagens geradas por IA movimentam a guerra de narrativas no conflito Israel x Hamas. In: Gazeta do Povo, 2023.
MANGABEIRA, Milena. Conteúdos gerados por IA sobre Gaza podem colocar em dúvida veracidade sobre fotos reais. In: Aos Fatos, 2023
MILITÃO, Eduardo; TOLEDO, Luis Fernando. O crime compensa: os privilégios dos militares expulsos das Forças Armadas. In: Uol, 2023.
PALACE, KENSINGTON. A statement from Kensington Palace. In: Instagram, 2024.
RHODEN-PAUL, Andre; CHEETHAM, Joshua; HORTON, Jake. Como foto de Kater Middleton pode ter sido alterada? In: BBC NEWS BRASIL, 2024.
ROMUALDO, Edson. Charge Jornalística: intertextualidade e polifonia. 1. reimp. Maringá : Eduem, 2000.
SANTANA, Esther. História da Fotografia. In: EDUCA+BRASIL, 2020.
SCHNAIDER, Amanda. Como o jornalismo brasileiro tem reagido ao uso de IA? In: Meio&Mensagem, 2024. São Paulo: São Paulo, 2024.
UNESCO. Ética da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. In: UNESCO, 2023. Distrito Federal: Brasília, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.