Entretenimento cívico

as séries de TV entre o marketing da diversidade e a conscientização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1850.2024

Palavras-chave:

inclusão. diversidade. narrativa seriada. entretenimento. marketing inclusivo.

Resumo

Em 2024, o marketing inclusivo se consolidou como uma prática importante na relação entre empresas e sociedade. Isto pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o aumento da conscientização sobre a importância da diversidade e inclusão, além da resposta positiva do público a campanhas que abordam essas temáticas. Atualmente, a pressão dos consumidores por autenticidade e representatividade tem incentivado as marcas a adotarem uma abordagem mais inclusiva em suas estratégias de marketing. O artigo propõe examinar o uso do marketing inclusivo nas séries de TV contemporâneas, com foco no conceito de "entretenimento cívico" (STYCER, 2023). Segundo este conceito, séries recentes vêm buscando aliar o entretenimento audiovisual com temáticas ligadas à inclusão social. O objetivo foi, a partir de um estudo de caso, analisar a série em streaming argentina "Divisão Palermo" (Netflix, 2023), questionando se a representação da diversidade e inclusão ali mostrada é genuína ou apenas uma estratégia de marketing. Através de uma análise exploratória da primeira temporada, o artigo examinou a representação de diversas minorias representadas na série, a partir de temas como diversidade étnico-racial, orientação sexual, identidade de gênero, etarismo e acessibilidade, avaliando como elas estiveram presentes na narrativa. O artigo buscou ainda uma análise crítica da série, evidenciando como "Divisão Palermo" usa o humor para tratar de temas sérios relacionados à inclusão e diversidade, sem se tornar excessivamente didática. A análise preliminar apontou que ainda há lacunas na representação de diversidade étnica, o que reflete limitações socioculturais da sociedade argentina. Porém, a série consegue ser bastante eficiente ao optar pelo humor no diálogo com o público, o qual consegue ao mesmo tempo se divertir com a comédia e refletir sobre questões sérias ligadas à inclusão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROS, Laíssa. Série de comédia argentina tem polícia inclusiva e música brasileira: 'Divisão Palermo' discute capacitismo e preconceito ao mostrar civis como guardas de Buenos Aires. In Folha de São Paulo, Caderno Ilustrada, 6 de abril de 2023.

CAVALCANTI, Hellen; MARCELINO, Anderson; MORAES, Thiago; SILVA JUNIOR, Severino e ABREU, Nelson. Marketing e diversidade: prazer, eu existo. Revista Diálogo, nº 32, 2016.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. Editora Aleph, 3º edição, 2022.

LAGERLOF, Michel e RIBEIRO, Gilvan Procópio. O entretenimento como arte séria: a revista Mad e a crítica ao consumismo. Universidade federal de Santa Catarina: Revista Outra Travessia, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2019.

MARTINO, Luis Mauro Sá. Teorias da Comunicação: ideias, conceitos e métodos. Editora Vozes, 2014.

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX. Volume 2 - Necrose. Editora Forense Universitária, 1999.

OLIVEIRA, Jaqueline. Marketing inclusivo: o que é e por que é importante? Portal Selzy, link: https://selzy.com/br/blog/marketing-inclusivo/.

PINHO, Beatriz. A urgência da inclusão e diversidade no marketing. Porto Iscap: Revista Técnica de Tendências em Comunicação Empresarial. Vol. 2, 2022.

STYCER, Mauricio. Abbot Elementary e Divisão Palermo são entretenimentos cívicos: séries são instrumentos de conscientização embalados por diversão. Folha de São Paulo, 22 de março de 2023.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Vieira, A. B., & Martins de Souza, R. (2025). Entretenimento cívico: as séries de TV entre o marketing da diversidade e a conscientização. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–8. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1850.2024

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas