Batalha de Ligas como metodologia de revisão da semiologia médica: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.943.2023

Palavras-chave:

Ensino Médico, Gamificação, Ligas Acadêmicas, Semiologia Médica

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de alunos do curso de medicina do centro universitário do UniFOA na aplicação de um projeto de ensino ativo denominado “Batalha de Ligas”. O tema do projeto é a semiologia médica, em razão de sua essencialidade para a formação médica uma vez que esse campo de estudo constitui a base fundamental para o desenvolvimento do raciocínio clínico e diagnóstico do profissional de saúde. Já a ideia de aplicação do projeto como uma nova atividade de ensino se baseia nas vantagens do ensino ativo, preconizado por diretrizes de ensino mais recentes. Dentre os métodos ativos de ensino, destaca-se a “gamificação”, que consiste em implementar atividades interativas, como jogos, para estimular a retenção de informações associadas a momentos lúdicos, prazerosos e com trabalho em equipe. Ainda assim, o ensino da semiologia se dá, em muitos casos, por meio de cursos predominantemente teóricos passivos, embora a área do conhecimento seja majoritariamente prática. Nesse contexto, alunos do curso de medicina da instituição criaram o projeto “Batalha de Ligas”, uma atividade com a finalidade de acrescentar uma dinâmica “gamificada” ao curso. O método de aplicação da atividade é baseado em um quiz interativo sobre semiologia em que os competidores são os membros das “Ligas Acadêmicas” do curso de medicina da instituição. Por fim, o relato demonstra que a “Batalha de Ligas” é um exemplo aplicável de gamificação no ensino médico e uma ferramenta dinâmica, interativa e cooperativa de aprendizagem, ressaltando a importância de investimentos e pesquisas para melhor compreensão das novas metodologias de ensino ativo.

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Publicado

20-12-2023

Como Citar

Caio Miranda Oliveira, Caio Tulio Esteves da Silva Oliveira, Lívia de Moraes Ribeiro Meirelles, Maria Vitória da Silva Tomaz, Nataline Freitas de Azevedo Santos, Pedro Henrique Costa Diniz, Rafael Angelo Pinto de Souza, & Walter Luiz Moraes Sampaio da Fonseca. (2023). Batalha de Ligas como metodologia de revisão da semiologia médica: um relato de experiência. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (2). https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.943.2023

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