Publicidade no metaverso

análise do uso da realidade virtual no marketing digital de empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.95.2022

Palavras-chave:

Metaverso, Marketing, Publicidade, Realidade Virtual, Marcas

Resumo

Desde a entrada em cena das mídias digitais e sua popularização ainda na década de 1990, a tecnologia experimentou um acelerado avanço, em especial nas tecnologias imersivas, como a realidade virtual, a realidade aumentada e a inteligência artificial. Entre os novos temas que estão sendo pesquisados e experimentados na atualidade, encontra-se o chamado metaverso, que vem a ser a busca de emular a realidade dentro de um mundo virtual, via dispositivos eletrônicos e digitais, permitindo criar e realizar infinitas possibilidades. Recentemente, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, numa iniciativa que ajudou a popularizar o termo entre o grande público, mudou o nome da empresa para Meta e sinalizou que entre os objetivos da empresa nos próximos anos está investir no metaverso. Porém, o Facebook não é pioneiro no assunto. Já existem experiências que usam tecnologia de ponta para atingir tal objetivo, principalmente no universo dos jogos eletrônicos, o que já é motivo relevante para reter maior atenção dos profissionais do mercado da publicidade, visto que este é o ramo da indústria do entretenimento que mais cresceu nos últimos anos. Contudo, para além de redes sociais e jogos eletrônicos, a tecnologia imersiva também se abre a outras possibilidades, sendo também um ambiente para o trabalho e compras. Para a comunicação em geral, o metaverso se relaciona com as pesquisas sobre a convergência das mídias, de forma a aproximar ainda mais conteúdo ao entretenimento e possibilitar as pesquisas sobre a aproximação dos mundos físico e virtual. Esta pesquisa, portanto, pretende analisar as iniciativas ligadas ao metaverso que estão sendo utilizadas no campo da publicidade contemporânea a partir de estudos de caso de três empresas que já utilizam o processo: Itaú, Tins e Vans. O artigo faz parte de um projeto de iniciação científica da instituição e os resultados encontrados até agora, de forma preliminar, indicam que à despeito do evidente oportunismo por parte das empresas que investem no tema, a tecnologia imersiva poderá se tornar uma realidade cada vez mais presente no cotidiano da sociedade

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Publicado

28-10-2022

Como Citar

Raissa Casaño Bernardino, Natan de Sá Farias, & Rogério Martins de Souza. (2022). Publicidade no metaverso: análise do uso da realidade virtual no marketing digital de empresas. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (1), 1–10. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.95.2022

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas