O superendividamento das famílias no brasil e a importância da aprovação do projeto de Lei no 3515/2015 pelo Congresso Nacional
Palavras-chave:
Consumidor, Vulnerabilidade do consumidor, Superendividamento das famíliasResumo
Atualmente, vive-se numa sociedade de consumo, onde os contratos dessa natureza são firmados a todo tempo, acelerados pelas novas tecnologias e plataformas digitais que impulsionaram e facilitaram a aquisição de bens e serviços, em especial por meio do comércio eletrônico. Também o acesso do consumidor a produtos por assinatura, como nos casos dos contratos cativos de longa duração e a questão do crédito sistemático, os quais se tornaram condição e fator indispensáveis para a inclusão social, acabam por fortalecer o sistema capitalista e incrementar a vulnerabilidade do consumidor. No tocante à educação financeira e informacional para a aquisição de produtos bancários, em especial produtos específicos como os empréstimos consignados e cartões de crédito, o consumidor sempre está a um passo atrás nesse perigoso jogo. Dessa forma, a saúde financeira do consumidor se tornou essencial para que o próprio indivíduo não se enverede pelo caminho das dívidas e do comprometimento de seu orçamento mensal, tanto na visão individual, quanto em termos familiares. Nesse sentido, o presente trabalho pretende demonstrar como o fenômeno do superendividamento das famílias brasileiras tem aumentado de forma significativa na sociedade brasileira, em especial no presente momento da pandemia, buscando uma reflexão sobre quais as ferramentas legais atuais e projetos de lei que podem ser considerados como uma oportunidade ou saída para o problema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.