Violência obstétrica e as consequências do seu abuso psicológico
DOI:
https://doi.org/10.47385/simpdir.2024.1624Palavras-chave:
Violência obstétrica, Consequências, Abuso psicológicoResumo
O período da gestação deveria ser um momento único e mágico na vida da mulher, porém ela é constantemente negligenciada por meio de práticas médicas invasivas, o que gera o fenômeno da violência obstétrica. O objetivo geral desta pesquisa é discutir sobre as consequências psicológicas que afetam as mulheres vítimas de violência obstétrica, o que afeta o vínculo afetivo saudável entre a mãe e o bebê. O objetivo específico desta pesquisa é fazer uma revisão bibliográfica, buscando nas bibliotecas digitais, físicas e em estudos publicados pela Organização Mundial de Saúde, a fim de contribuir para a conscientização e promoção de práticas mais humanizadas na assistência à saúde materna. É um período que requer atenção e zelo para que as consequências não sejam tão prejudiciais, contando que o próprio pós-parto já exige muitas (re) adaptações. Pretende-se aumentar a visibilidade do assunto, pois assim há a possibilidade de promover mudanças substanciais no sistema de saúde, possibilitando a capacitação de profissionais para garantir uma assistência digna e adequada às mulheres. Essa pesquisa se justifica porque envolve a saúde da gestante e também do feto, sendo que ambos devem ter a sua dignidade preservada, não devendo ficar exposto a nenhuma prática desumanizada e violenta, sem prejuízo de eventuais responsabilidades médicas.
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Simpósio de Pesquisa em Direito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
O AUTOR cede e transfere gratuitamente, em caráter irrevogável e irretratável ao UniFOA, todos os direitos autorais relativos ao texto (Resumo) acima intitulado, tudo em conformidade com a Lei n. 9610/98.
O AUTOR desde já, declara que o texto cedido é de sua exclusiva autoria, assumindo total responsabilidade civil e penal, quanto aos argumentos, citações e referências que fazem parte de seu conteúdo, bem como, por eventuais questionamentos judiciais ou extrajudiciais em decorrência de sua divulgação, devendo concordar inequivocamente com a exclusão do UniFOA do polo passivo de qualquer demanda.
A organização do evento fica autorizada a utilizar o texto, sob qualquer forma e por quaisquer meios de reprodução, divulgação previstos em Lei, inclusive publicação ou distribuição em meio impresso ou eletrônico, sem caracterizar de forma alguma qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza ao CEDENTE.
O UniFOA fica autorizado a promover a inclusão do texto na plataforma e Anais do evento, na forma prevista no artigo 19 da Lei nº 9.610/1998.