Análise dos Dados Vacinais das Crianças Menores de 5 Anos da População Adscrita e Abrangente da Unidade de Saúde da Família Vila Rica – Volta Redonda – RJ
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.526.3.2016Palavras-chave:
programas de imunização, caderneta vacinal, vacinaçãoResumo
O acesso a saúde é um direito de todos e dever do Estado garantir a toda população. Sendo assim o Ministério da Saúde, através do modelo de Estratégia Saúde da Família (ESF), tem como um dos objetivos prevenir e orientar a população a respeito das doenças que podem ser prevenidas, sendo transmissíveis ou nãotransmissíves. Através do programa de vacinação infantil, foi possível diminuir a morbimortalidade de doenças imunopreviníveis na última década no país. O presente trabalho expõe dados a respeito da ESF do bairro Vila Rica em Volta Redonda-RJ e analisa sua atuação em relação as cadernetas vacinais, as quais foram verificadas, bem como questionário realizado aos acompanhantes de crianças cadastradas que estiveram presentes na ESF. O objetivo do trabalho visa identificar, entre área abrangente e adscrita, diferenças na situação vacinal e demonstrar se há eficácia da atuação da equipe de saúde da família. Através dos resultados, notou-se maior atraso vacinal na população infantil abrangente em relação a adscrita. Possíveis hipóteses foram levantadas para justificar estes atrasos, sendo o não cadastramento desta população abrangente na ESF, por não serem inclusas na área de cobertura, e o alto nível de escolaridade da mesma.
Referências
-
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.