MedCine

estratégia de portfólio para o ensino médico

Autores

  • S. C. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. C. T. Tavares Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. C. Souza Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. E. T. Coutinho Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • R. M. Garcia Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • A. S. Guidoreni Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • A. F. B. Machado Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.
  • M. P. Mota Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ - UniFOA.

DOI:

https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.575.3.2016

Palavras-chave:

educomunicação, cinema, portfólio, ensino médico

Resumo

A sétima arte, em toda a sua magnitude, possibilita-nos adentrar cenários e estórias que compõem ricos enredos os quais nos oferecem preciosas oportunidades de análises, reflexões e ensinamentos. As cenas trazidas à luz do cinema podem ser entendidas como atual e farta metodologia a qual, dentro de um dinamismo característico, conduz os espectadores, transportando-os de um mundo real a um mundo imaginário e nesse movimento, oferecendo recursos dentro do processo de ensino e aprendizagem. O referido projeto visa contemplar as DCNs que estimulam a construção de um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva e por que não por meio da utilização do cinema, uma estratégia de Educomunicação junto aos acadêmicos de Medicina do UniFOA e ainda, em suas construções de portfólios. A proposta consiste em deflagrar reflexões a respeito da afetividade humana e nela, a do futuro médico, provocando no aluno uma aproximação com a realidade médica que possui contornos peculiares e que podem ser antecipados via cinema e isso, como experiência critica. Justifica-se uma vez que trabalha de forma cuidadosa e criteriosa, a educação da afetividade e isso, possibilitando a transformação do modo de pensar e de agir que refletirá nos anos de assistência e cuidado junto ao paciente. Sua relevância reforça sua justificativa de implantação uma vez que promove junto aos alunos, a prática de uma medicina humanizadora e centrada na pessoa. O projeto aqui apresentado que possui apoio dos Projetos TICs Medicina, segue com a proposta para a realização de oficina de cinema como metodologia ativa que facilita a reflexão vital junto aos acadêmicos. O MedCine debate é um projeto de extensão universitária cuja proposta interdisciplinar é utilizar a análise de clips (recortes de cenas de filmes), para discutir temas de interesse e isso, numa perspectiva analítica. Portanto, seguem-se as etapas: escolha e análise crítica do tema, convidando o acadêmico à reflexão; exibição do clip em si com pausas específicas e pontuais, visando possibilitar considerações e apreensões capazes de propiciar uma consciência de juízo. Na terceira e última etapa, inicia-se o debate com apreciações sobre o tema abordado com considerações finais feitas por professor(es) convidado(s). Os resultados do projeto em questão, tem como ponto culminante, a construção, pelos próprios alunos, de clips que deverão ser apresentados e comentados pelos mesmos como atividade de portfólio no eixo transversal de medicina e humanidades. Tal projeto encontra-se em desenvolvimento com a efetivação de algumas oficinas e com significativo interesse por participação tanto de discentes quanto de docentes.

Referências

-

Downloads

Publicado

12-05-2016

Como Citar

Garcia, S. C. M., Tavares, M. C. T., Souza, M. C., Coutinho, R. E. T., Garcia, R. M., Guidoreni, A. S., Machado, A. F. B., & Mota, M. P. (2016). MedCine: estratégia de portfólio para o ensino médico. Congresso Médico Acadêmico UniFOA, 3. https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.575.3.2016

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>