Trabalho de aluno para aluno - TAPA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cmedunifoa.737.2.2015Palavras-chave:
Medicina, educação médica, metodologia ativaResumo
Introdução: O Trabalho de Aluno para Aluno – TAPA é um projeto que visa o auxílio aos alunos ingressantes no curso de medicina do UniFOA no processo de aprendizado, principalmente de pensamento clínico. O uso da Metodologia Ativa, que coloca o aluno que está aprendendo como principal responsável por seu aprendizado, e a integração dos diversos conteúdos do curso, possibilita uma melhor compreensão e uma maior conexão com a prática clínica. Objetivo: As atividades realizadas favorecem não só que os alunos ingressantes estejam prontos para encarar os conteúdos que se seguirão no módulo, aumentando suas capacidades de entendimento quanto aos casos clínicos, mas também a preparação destes para a realização de atividades práticas, como a Avaliação Prática de Habilidades – APH, através da simulação de provas práticas. Relato de Experiência: No decorrer do primeiro período do ano corrente, foram realizadas atividades com os alunos do Módulo 1, sendo apresentados, a eles, Casos Clínicos e, a partir disso, problematizando assuntos relacionados com os conteúdos que estavam sendo ministrados pelos professores durante a semana, colocando diante deles a importância de cada conteúdo para a prática clínica. Ao final do primeiro bimestre, os integrantes do TAPA realizaram uma simulação do que seria a principal avaliação prática, a APH. Diante de um caso clínico relacionado com os conteúdos estudados e com o auxílio do coordenador do módulo, os alunos realizaram uma atividade muito parecida com o que é realizado no dia da prova, desde o momento da leitura dos casos clínicos, até a realização das atividades práticas em si. Ao final da atividade, foram discutidas as questões com os alunos, seguidas de correção da avaliação. Em momento seguinte, realizou-se a entrega das avaliações, destacando-se as dificuldades da turma. Resultados: No decorrer do projeto, foi estabelecido um bom vínculo entre os alunos do módulo 1 e os realizadores das atividades de apoio, favorecendo o auxílio e a retirada de dúvidas dos discentes. Dessa forma, tornou-se possível uma melhor compreensão das atividades propostas pelo currículo do curso e a integração dos conteúdos acadêmicos pelos ingressantes do primeiro período. Conclusão: A partir dessas atividades, foi possível não só que os acadêmicos se adaptassem melhor a forma como serão avaliados os conteúdos práticos do módulo, mas também uma forma de melhorar o aprendizado, possibilitando uma experiência significativa para os alunos como um todo.
Referências
SOUZA, P. A.; ZEFERINO, A. M. B.; DA ROS, M. A. Currículo integrado: entre o discurso e a prática. Rev bras educ med, Rio de Janeiro, v. 35, n. 1, p. 21-25. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Congresso Médico Acadêmico UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.