A utilização do método do centro de gravidade para determinação da localização de um centro de distribuição
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1818.2024Palavras-chave:
Logística. Localização. Transporte.Resumo
A localização de um centro de distribuição é de suma importância para uma resposta eficiente ao consumidor, principalmente quando a empresa utiliza uma gestão de Franchising. Isso impõe que seja realizado um estudo estratégico pelo método de localização conhecido como centro de gravidade, que considera além da demanda e dos custos de transporte, a localização das lojas franquiadas já existentes, para assim encontrar o melhor ponto para instalação de um centro de distribuição, gerando resultados que podem estimular a expansão da estratégia. Apesar de enquadrado como um método simples, pode gerar um grande desafio logístico pois o custo de aplicação na grande maioria das vezes pode ser elevado e a localização do estudo pode se encontrar em lugares distantes e/ou de difícil acesso. Porém o resultado é de grande valia considerando o fornecimento de uma alternativa de redução de custos e melhoria da cadeia logística. Este estudo tem como objetivo determinar a melhor localização do centro de distribuição para um grupo de calçados e acessórios femininos que dispõe de lojas próprias e franqueadas na Região Nordeste do Brasil. Foi adotada a metodologia do centro de gravidade para determinar a sua localização e assegurar abastecimento dos produtos para o atendimento dos clientes da região. A empresa matriz disponibilizou os dados de localização e demanda de suas lojas próprias e franqueadas na região para os cálculos pertinentes. Definiu-se a localização do centro de distribuição na divisa dos estados nordestinos, Pernambuco e Alagoas.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
SLACK, N.; BRANDON-JONES, A.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 8. ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2018.
POZO. H. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: uma introdução. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
PRAÇA, F. S. G. metodologia da pesquisa científica: organização estrutural e os desafios para redigir o trabalho de conclusão. Revista Eletrônica “Diálogos Acadêmicos”. v. 08, n. 1, p. 72-87, jan.-jul., 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.