Utilização de metodologias ativas na conscientização de jovens no que concerne a crimes cibernéticos e seus riscos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1894.2024

Palavras-chave:

Sala de aula invertida. Ambiente escolar. Segurança digital. Ensino médio.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo promover um ambiente escolar mais seguro, onde os alunos se sintam confortáveis para relatar situações de risco ou abuso, além de conscientizar os alunos sobre os diferentes tipos de crimes cibernéticos e suas consequências, e desenvolver habilidades práticas para que os estudantes possam navegar na internet de forma segura. O projeto foi realizado com alunos do segundo ano do ensino médio do CIEP 291 Dom Martinho Schlude, utilizando-se da metodologia ativa de sala de aula invertida como principal meio de aprendizado. Foram apresentados para os alunos os conceitos principais a cerca do tema e proposto que realizassem pesquisas sobre diferentes tipos de crimes cibernéticos. A metodologia utilizada se mostrou eficiente e a evolução do conhecimento sobre os riscos online, por parte dos alunos, foi notável. Pode-se dizer que, além de ter cumprido com seus objetivos, esse projeto teve um alcance inesperado, conforme relatado durante as discussões em sala de aula, ao propagar o conhecimento dos alunos para suas comunidades e famílias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA, Bruno de Lucca Rodrigues. Crimes virtuais: uma análise da falta de tipificação legal dos crimes cibernéticos. 2021.

COSTA, Fabrício Veiga et al. A linha tênue entre o execicio do direito de liberdade religiosa em face do discurso de ódio. Prisma Jurídico, v. 16, n. 2, p. 479-503, 2017.

DE ANDRADE, Ingrid Lima. FORENSE DIGITAL APLICADA AO COMBATE DE CRIMES CIBERNÉTICOS: UMA REVISÃO. REVISTA FOCO, v. 17, n. 7, p. e5771-e5771, 2024.

DE JESUS ALMEIDA, Jessica et al. Crimes cibernéticos. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 2, n. 3, p. 215-236, 2015.

GUARDA, Dionara et al. Validação de instrumento de avaliação da metodologia ativa de sala de aula invertida. Educação e pesquisa, v. 49, 2023.

LIMA, Thamires Barroso et al. Aplicação de sala de aula invertida e de tecnologias digitais na educação profissional. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 13, n. 39, p. 511-521, 2023.

MOREIRA, Rodrigo Pereira et al. Prevenção de crimes virtuais contra crianças e adolescentes. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 7, n. 2, 2019.

MAIA, Karolline Barbosa; COSTA, Cezar Henrique Ferreira. CRIMES CIBERNÉTICOS. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 10, p. 109-126, 2023.

RAMOS, Eduardo Dulcetti. Crimes cibernéticos: análise evolutiva e Legislação penal brasileira. TCC (Graduação)-Curso de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

SILVA, Maria Laura Cordeiro da. A omissão legislativa na tipificação dos crimes cibernéticos e a sua intensificação com o aumento de usuários na internet em Goiás. 2021.

WARBURTON, Nigel. Liberdade de expressão: uma breve introdução. Editora Dialética, 2020.

Downloads

Publicado

21-01-2025

Como Citar

Neves dos Santos Medeiros, J. G., Paschoal Lopes Pereira, L. G., Nascimento Filho, W., Francisco Venâncio, M. G., do Couto Soares, D., & Cardoso Landim, J. (2025). Utilização de metodologias ativas na conscientização de jovens no que concerne a crimes cibernéticos e seus riscos. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–7. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1894.2024

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)