Simulação realística como ferramenta de ensino

compreensão do processo de amamentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1879.2024

Palavras-chave:

Amamentação. Banco de leite humano. Simulação realística.

Resumo

A amamentação é fundamental para a nutrição e desenvolvimento dos recém-nascidos, oferecendo proteção imunológica, nutrientes essenciais e fortalecendo o vínculo afetivo entre mãe e filho. De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil (2024), a amamentação não só alimenta, mas também impacta o estado nutricional, defesa contra infecções, desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde (MS) recomendam amamentação exclusiva nos primeiros seis meses e continuada até os dois anos ou mais. No hospital de Volta Redonda, foram observadas dificuldades enfrentadas pelas puérperas, o que motivou um estudo sobre a importância da atuação do banco de leite humano (BLH) na promoção da amamentação, sendo essenciais na educação, suporte técnico e emocional, além de fornecer leite humano, como também contribui para a pesquisa e saúde pública. Apesar dos benefícios, muitas mães enfrentam desafios devido à falta de orientação adequada, resultando em problemas como pega incorreta e baixa produção de leite. No contexto do programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do Centro Universitário de Volta Redonda, desenvolveu-se uma abordagem diária nas enfermarias do bloco materno-infantil, com simulação realística para melhorar a orientação e suporte às mães, facilitando a transição para a amamentação. A "Hora da Mamãe" utiliza bonecos para demonstrar técnicas de amamentação, mitigando desafios iniciais e promovendo uma amamentação bem-sucedida. A integração de tecnologias digitais e comunicação contextualizada tem sido crucial para alcançar as mães de maneira eficaz, garantindo que recebam o suporte educacional e emocional necessário durante o período de amamentação.

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Referências

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Publicado

21-01-2025

Como Citar

Baptista Reis, A. L., de Souza Arbach, G., Cunha Pereira, A. P., Soares Aragão, J. C., & de Sousa Nascimento Bento, M. (2025). Simulação realística como ferramenta de ensino: compreensão do processo de amamentação. Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro De Ciências E Saberes Multidisciplinares, (3), 1–9. https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1879.2024