Impacto das novas tecnologias na educação
uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.47385/tudoeciencia.1883.2024Palavras-chave:
ensino. tecnologia. educação.Resumo
A evolução tecnológica transformou de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem. O crescimento da internet, do uso de celulares e tablets permitiu um maior acesso à informação, possibilitando que alunos e docentes explorem recursos educacionais de forma diversificada. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura, destacando: a definição e classificação de novas tecnologias da educação; os impactos das novas tecnologias na aprendizagem e os desafios no uso de tecnologias educacionais. A literatura utilizada na pesquisa foi pesquisada no banco de dados Scielo e o Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chave como descritores: ‘ensino”; “tecnologia” e “educação”. As novas tecnologias na educação referem-se a ferramentas, recursos e métodos tecnológicos inovadores utilizados para melhorar e transformar o processo de ensino e aprendizagem. As novas tecnologias na educação têm tido um impacto significativo na aprendizagem, trazendo tanto benefícios quanto desafios. Esses impactos podem ser observados em diferentes aspectos do processo educacional, incluindo a metodologia de ensino, o engajamento dos alunos, a personalização do aprendizado e a avaliação. O uso de tecnologias educacionais apresenta diversos desafios que precisam ser superados para garantir a eficácia e a igualdade no ensino e na aprendizagem. Os desafios podem ser categorizados em várias áreas, incluindo infraestrutura, formação de professores, acesso e equidade, e questões pedagógicas. A contínua exploração e integração de novas tecnologias na educação são essenciais para preparar os alunos para um mundo em constante evolução, melhorar a qualidade do ensino, aumentar o engajamento e a motivação, e promover a inclusão e a igualdade. Ao adotar essas tecnologias, estamos construindo um sistema educacional mais eficiente, resiliente e inovador, capaz de enfrentar os desafios do futuro e proporcionar uma educação de qualidade para todos.
Downloads
Referências
ARAUJO, R. V. O uso de redes sociais como prática no ensino de história. Jamaxi, v. 2, n. 1, 2018.
BARBOSA, F. D. D.; MARIANO, E. DE F.; SOUSA, J. M. DE. Tecnologia e Educação: perspectivas e desafios para a ação docente. Conjecturas, v. 21, n. 2, p. 38–60, 30 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre a proteção de dados pessoais e altera a Lei nº 12.965/2014 (Marco Civil da Internet). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 ago. 2018. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm>. Acesso em: 01 jul. 2024.
FERREIRA, N. B. (2009). O uso das TICs na educação. Disponível em: http://artigos.netsaber.com.br/ resumo_artigo_23852/
GUERRA, M. DAS G. G. V.; GOMES, C. S. F.; RIBEIRO, W. L. SALA DE AULA DIGITAL E O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:: Diálogos Interdisciplinares, v. 9, n. 5, p. 36–49, 4 jun. 2020.
GUERREIRO, J. R. G.; BATTINI, O. Novas tecnologias na educação básica: desafios ou possibilidades. III Jornada de Didática: desafios para a docência e II Seminário de Pesquisa do CEMAD, p. 297–307, 2014.
LEITE, W. S. S.; RIBEIRO, C. A. DO N. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. 2012.
MORAES, E. E. M. A escola do século XXI: as redes sociais em educação. 2011.
PASSERO, G.; ENGSTER, N. E. W.; DAZZI, R. L. S. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tudo é Ciência: Congresso Brasileiro de Ciências e Saberes Multidisciplinares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.